"..não me posso resumir porque não se pode somar uma cadeira e duas maçãs. eu sou uma cadeira e duas maçãs.." Clarice L.

17/02/2010

Não se adapte!

Então, o que as pessoas esperam que sejamos?
O que elas necessariamente acham ideal?
Será que devo adotar atitudes passivas e ficar vunerável a qualquer imposição que me é posta?
Bom, espero que ninguem me peça isso, não daria certo...

O que vou falar hoje é simples: as pessoas não estão acostumadas. É... Não estão acostumadas a personalidades fortes, a autenticidade, a defesa de opinião ou mesmo à uma opinião. Ninguém quer ser questionado, contradito, ou ouvir algo que não se encaixe a um senso comum!

Exemplo? A Lena do BBB10
(ok, agora é o momento que você me chama de fútil e pergunta porque eu perco meu tempo com esse programa. A resposta é: eu sou fútil mesmo, e ADORO o programa, ponto)
Na última terça-feira, dia 16, a Lena foi eliminada com 52% dos votos. Por quê?

Claro, existem muitos 'songomongos' por aí alegando a prepotência ou a inclinação pra brigas da doutora em linguística. Mas sabe qual a verdade? o brasileiro quer assistir a algo que não é real, quer ver pessoas boazinhas e puras, sensíveis e religiosas, amorosas e compreensivas (leia-se pessoas politicamente corretas, eu prefiro chamar de 'sem sal'). Querem ver bundas redondas e sem celulites, barrigas sem dobras e braços musculosos. Sabe o que mais? elas não querem nenhum tipo de inteligência nisso. Nem uma gota!

Eu não, eu quero é ver a Lena chamar a si mesma de gorda (embora não seja) e mesmo assim colocar um biquini e ser feliz! Quero vê-la questionando as atitudes do Dourado, abominando o machismo do Eliéser, rindo da hipocrisia da Fernanda, se decepcionando com a inflexibilidade da Anamara. Quero ver a Lena mandando a Lia pra 'pqp'. É sim, todos nós fazemos isso. Ninguem precisa ter motivos o tempo todo, todo mundo erra, todo mundo é humano! o Big Brother não é nenhum país das Maravilhas e lá não existe nenhuma Alice.

Não gosto de heóis, e nem acredito neles. Acredito é na parte herói e na parte vilão que cada um tem dentro de si e, conforme situação, ser bom ou... não tão bom assim. O mal é que já nos criaram esteriótipos e, como o programa nada mais representa do que uma parte da sociedade ali, é mostrado exatamente o que acontece na vida real: PAREDÃO/ELIMINAÇÃO.

Eu quero é assistir a um mundo com pessoas que realmente pensam por si mesmas, que não se omitam o tempo inteiro pra agradar a todos o tempo inteiro! Eu quero ver menos repetidores de ideias, menos personalidades passivas! EU QUERO MAIS VERDADE NAS PESSOAS.

Não sei, talvez eu esteja exagerando, talvez não esteja. A verdade é que fiz esse post pra desabafar essa angústia que me dá cada vez que alguem se mostra para o mundo e é apedrejado.

O que eu realmente quero dizer aqui é que sinto uma empatia enorme pela Elenita, e dizer que a admiro muito pela exposição e autenticidade, mesmo correndo risco de rejeição em cadeia nacional. Não só pela Elenita, mas por todos que, assim como eu, são julgados todos os dias, dão tiros no próprio pé, cometem sincericidios, e que são marginalizado apenas por serem a si mesmos por inteiro.

Meu conselho? 
Não siga padrões, não tenha rótulos, não "faça média", não repita comportamentos, não siga a massa. 

Não se adapte... Busque sua verdade...

8 comentários:

  1. Acredito que tenhamos pontos de vista parecidos, meu blog também fala de liberdade, e sim, hoje em dia as pessoas tem medo de ser elas mesmas e que os outros sejam verdadeiros também.

    ResponderExcluir
  2. Hey, quando vai voltar a atualizar o blog? :]

    ResponderExcluir
  3. otimo blog!
    abs

    [ ]'Luis

    http://luisvalensi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ainda bem que pelo menos vocês comentaristas do programa fazem algo dse bom, pois o programa é uma merda, os resenhistas do mesmo pelo menos fazem com que os participantes melhorem... risos...

    ResponderExcluir