"..não me posso resumir porque não se pode somar uma cadeira e duas maçãs. eu sou uma cadeira e duas maçãs.." Clarice L.

13/04/2010

Um guarda-chuva, um sorriso....


Por Neto Menezes. 12/04/2010

       
  Chovia e fazia frio naquela tarde, mas insisti em sair. Precisava passar um tempo sozinho, numa conversa sincera comigo mesmo... Peguei um ônibus (gosto de andar de ônibus, ver a cidade passar pela janela, observar a vida lá fora). Não olhei o letreiro luminoso, não importava para aonde iria.
           Pensava no que havia feito da vida (ou o que não havia feito) e se ela fazia algum sentido, tentava obter a resposta que procurava. Entretanto, algo me dizia que hoje encontraria não só respostas, mas novos sentidos... As gotas da chuva batiam no vidro da janela e reparei que pareciam tristes. Então eu era gotas de chuva naquele momento... Deslizando, descendo, descendo... Eu me afogava em gotas...
           Num súbito de loucura ou lucidez, não saberia explicar, puxei a corda do ônibus e da minha urgência e desci... Precisava sentir a chuva, compartilhar daquela tristeza nossa, sorver em goles sedentos dessas gotas, dessas lágrimas... Fiquei alguns minutos parado no meio da rua. Braços abertos, olhos fechados, língua de fora, apenas ouvindo a chuva e meus suspiros entrecortados.
            Foi quando me dei conta de mais alguém compartilhando daquele momento só meu... A princípio não gostei da idéia, mas assim que abaixei os braços e virei a cabeça, nunca houve incômodo. Olhando do outro lado da rua, um guarda-chuva vermelho, os lábios de mesma cor, e por entre eles irradiavam ondas de luz, ela era linda e sorria para mim; retribui o sorriso, (embora tenha certeza de que não foi a altura) e andei em sua direção. Para minha surpresa, sua mão me convida para dividirmos o guarda-chuva. Aceitei e caminhei ao lado dela sem destino certo. Apenas andávamos...
             Quis saber o que ela fazia na chuva, e sorrindo disse que gostava de se perder entre aquela imensidão de gotas e olhar como tudo ficava molhado e triste. Lembrei-me neste instante do motivo de estar ali também. Nós vibrávamos em uma freqüência tão igual, que ao final de alguns minutos (ou horas), era como se fôssemos amigos de muitos dias de chuva atrás.
              Escurecia quando ela disse que precisava ir. Agradeceu com um sorriso enorme no rosto e aquelas ondas de luz pela tarde que passamos juntos e confessou que ao sair de casa levava a certeza de não voltar mais, queria sumir, desaparecer. Eu a havia feito mudar de idéia com meu gesto bobo de abrir os braços e provar da chuva no meio da rua. Ela percebeu que, apesar de todos os seus problemas (que fiz questão de não perguntar quais eram) havia alguma coisa pela qual lutar.
              Eu lhe devolvi à vida.
              Ela me devolveu a vida.
              Resolvi não mostrar meu fracasso como eu mesmo e não contei que passava pela mesma situação. Seria covardia, e o sorriso que ela me deu fez com que eu visse a vida de forma diferente. Fico feliz por não ter dividido isso com ela, embora tenha sido extremamente egoísta de minha parte. Não que estivesse envergonhado ou que não confiasse nela. Mas como dizer que ao sorrir pra mim, ela secou todas as gotas, todas as lágrimas que encharcavam as minhas roupas e minha alma? Queria dizer... 
              Despedimo-nos em um ponto de ônibus e ela novamente me inundou de luz e doçura, me deu aquele mesmo sorriso que me fez tão bem. Meu ônibus havia chegado (agora eu conferi o letreiro, sabia meu destino), entrei e sentei ainda molhado na parte do fundo. O rádio portátil do motorista chiava baixinho, mas suficientemente audível “I’ll stand by you”, de Rod Stewart. Sorri para meu reflexo no vidro molhado e fechei os olhos... Seria apenas uma ironia do destino?
              No final da rua quando resolvi olhar pela janela. Parada no meio da rua, com os braços abertos e o guarda-chuva ao chão, deixando a chuva deslizar pelo seu corpo, o cabelo molhado e grudado no rosto, a língua pra fora. Exatamente como ela havia me visto fazer horas antes. Gargalhei alto do meu banco e atraí atenção de outras pessoas. Não me importei. Agora sabia: conhecer o sentido de tudo isso aqui é bobagem, o que importa é a vontade que eu tenho em sempre buscar respostas por mais inexistentes que sejam! E se por acaso não houver mais respostas, ir atrás de novas perguntas. Porque a vida é um ciclo insano, sem sentido algum e incrivelmente desafiador!
Pela primeira vez na vida, eu acreditei na felicidade.
A felicidade é um guarda-chuva, um sorriso...

13 comentários:

  1. adorei, muito bonito ;D da-lhe netoooo!

    ResponderExcluir
  2. Lindo! a forma de escrever, os detalhes observados me lembraram muuito os romances clássicos.
    Esses meus amiguinhos tão é pra frente! rsrs
    ;*

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS! Muito bom *)

    ResponderExcluir
  4. Aiii que lindoo!!
    Nãao sabia q vc escrevia tãoo bem nandoo.. imaginava, mas n sabia!! :D

    ResponderExcluir
  5. Mt bom Netão!Adorei de verdade o texto!me emplguei como se estivesse lendo um bom livro!
    =*

    ResponderExcluir
  6. parabens!
    escreve muito bem!

    e como eu costumo dizer: pega na folha e força na caneta!
    continua!

    ResponderExcluir
  7. Fala, Neto, escritor de romances, biólogo e romancista... Muito bom teu texto, mais um puco e pensei estar lendo Tchechov

    ResponderExcluir
  8. Opa, parceiro!
    Meu blogue mudou de endereço: http://absurdoabinitio.blogspot.com/

    Eu gosto dessa forma como escreve.
    Tão leve, etérea. Quase chuva.

    ResponderExcluir
  9. realmente, escreve de uma forma leve e clássica.
    Muito bom mesmo, parabéns.

    ResponderExcluir
  10. este blog foi roubado
    peço encarecidamente (e aqui incluo também o meu pedido de desculpas) que sigam o novo endereço
    www.e-brio.blogspot.com

    abrigado a todos

    ResponderExcluir
  11. Um lindo texto , gostaria de ter contato direto com você.
    Amei o seu blog.

    ResponderExcluir
  12. Lindo texto!
    Amei *-*
    Seguindo \ô
    Dá uma olhadinha no meu se der?
    beijão ;*

    http://umamor-demenina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Belíssimo texto..
    incrível como você deixa fluir ..
    nossa fiquei realmente encantada..

    Nunca vi nada igual, em 21 anos de vida!
    olha que eu leio , muito !!!
    parabéns ^^

    ResponderExcluir